4/19/2011
Saiba como editar vídeos e colocar legendas no you tube
4/18/2011
Culto da Ressurreição
A Igreja Batista Memorial de Belo Horizonte celebrará o culto da ressurreição este ano de 2011 em horário especial: 7 da manhã no domingo 24 de abril. As 8h todos participarão de um café da manhã coletivo e as 9 h acontecerá o estudo bíblico na Escola Bíblica Dominical.
4/14/2011
4/11/2011
CRISTOLÂNDIA
assista a matéria no linlk abaixo:
4/08/2011
Homenagem póstuma ao atirador de Realengo
4/07/2011
3/31/2011
Os batistas já foram considerados uma das mais respeitadas denominações do país...
Marcadores:
ética,
Valores do caráter
3/28/2011
Como criar páginas em seu blog
Para atender à solicitação da leitora Maisa publico aqui o passo a passo para se criar páginas em seu blog.
3/14/2011
Mulher Madura
Ivone Boechat
Esse ar puro oxigenado de maturidade
me dá o aspecto de que já vi tudo na vida,
disposta a rever a própria vida.
Este sentimento de mulher humana
me dá o direito de viver feliz,
inspirando segurança,
como se já tivesse tudo o que quis.
Esse jeito felino ou de criança
me dá a certeza de ser forte como nunca,
agarrada nos braços da esperança.
Essa determinação de chegar faceira,
sem ter que explicar nada
nem dizer porque,
me dá a sensação
de estar no auge da vida, a vida inteira.
Esse ar puro oxigenado de maturidade
me dá o aspecto de que já vi tudo na vida,
disposta a rever a própria vida.
Este sentimento de mulher humana
me dá o direito de viver feliz,
inspirando segurança,
como se já tivesse tudo o que quis.
Esse jeito felino ou de criança
me dá a certeza de ser forte como nunca,
agarrada nos braços da esperança.
Essa determinação de chegar faceira,
sem ter que explicar nada
nem dizer porque,
me dá a sensação
de estar no auge da vida, a vida inteira.
Dicas para o cuidado com seus livros
- Ao pegar um livro deve-se estar com as mãos sempre limpas;
- Nunca usar fitas adesivas em virtude da composição química da cola;
- Nunca retirar um livro da estante puxando-o pela borda superior da lombada. O correto é retirar o livro segurando-o pela parte mediana da lombada;
...quase 10 milhões de mulheres empreendedoras
Quem pensaria nessa realidade há 20 anos?
Leio o artigo no endereço abaixo:
3/01/2011
Dilma: a responsabilidade do cargo é como escalar o Everest
“...Por baixo daquela faixa tão levinha existe todo o peso e a responsabilidade de um país."
continue lendo em:
2/24/2011
2/22/2011
Meio Ambiente
2/21/2011
"A vida e o universo em todos os sentidos, foram dados ao ser humano como um presente de Deus; o universo foi dado ao ser humano como sua morada, sustento e para o desenvolvimento de sua história de vida;" Carta de Niterói
2/18/2011
2/17/2011
Mais sementes do crachá ecológico nasceram. Veja na página meio ambiente
2/14/2011
Batistas brasileiros assumem compromisso diante do meio ambiente
"Além de discutirem formas de contribuírem para a conservação da criação de Deus, os participantes da 91ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira (CBB) aprovaram a 'Carta de Niterói', documento por meio do qual os batistas brasileiros assumem uma posição clara em prol da defesa do meio ambiente. Leia no endereço abaixo:
2/13/2011
Campanha de evangelização de crianças
Saiba mais em:
http://www.missoesnacionais.org.br/publicacao.asp?codCanal=11&codigo=95&codigo_pai=13
2/09/2011
Cem anos MutuM
ESTE ANTEPROJETO PROPÕE A COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS EM 100 DIAS, COM INÍCIO NA DATA HISTÓRICA DE 10 DE ABRIL E CUMINANDO A 18 DE JULHO, QUE COINCIDENTEMENTE EM 2012, SERÁ A QUARTA-FEIRA DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO – ESTA FESTA QUE VIROU REFERÊNCIA PARA TODA A REGIÃO.
O PREFEITO SIMÕES BAIXOU UM DECRETO, DE Nº 3.351/2010, ONDE CRIOU UMA COMISSÃO ESPECIAL QUE SE INCUMBIRÁ DE FAZER O PROJETO FINAL, APÓS AMPLA DIVULGAÇÃO, TROCA DE IDÉIAS, DEBATES E MAIS PESQUISAS, ENVOLVENDO TODA A SOCIEDADE – EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO, IGREJAS, ESCOLAS, SINDICATOS, MAÇONARIA, CLUBES DE SERVIÇO, INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, POLÍCIA, COMÉRCIO E OUTROS... ASSIM FORMADA: CLÁUDIO JOSÉ DE SOUZA, ADAIR JOSÉ FONSECA, TIMÓTEO MEDEIROS COSTA, AILTON FERREIRA MENDES, VIRGÍNIA MUDESTO GOMES, NILVA ALVES TEIXEIRA DE CASTRO, CARIANE CARDOSO CORREIA MONTEIRO, JOÃO PINTO DE MOURA, JOAQUIM RODRIGUES DA COSTA E ADOLPHO VON RANDOW NETO.
JÁ ESTÁ MONTADA A SALA NO 2º ANDAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MUTUM, FUNCIONANDO COM O OBJETIVO DE RECEBER PESSOAS COM SUGESTÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO FINAL E PROGRAMAÇÃO DE TODA A FESTA E AINDA COLETAR DADOS/FOTOS IMPORTANTES PARA A MONTAGEM DAS ÁRVORES GENEALÓGICAS DAS 100 FAMÍLIAS PIONEIRAS.
TELEFONE, MSN, FACEBOOK E ORKUT, ESTÃO SENDO DIVULGADOS COM O OBJETIVO ÚNICO DE MANTER CONTATO DIRETO COM OS MUTUENSES AUSENTES E AMIGOS DE MUTUM, QUE SÃO NOSSOS CONVIDADOS ESPECIAIS. O PROPÓSITO É QUE NÃO FIQUE NENHUM MUTUENSE SEM SER INFORMADO DA FESTA, ESTEJA ONDE ESTIVER. PARA ISSO, É NECESSÁRIO QUE TODOS SE JUNTEM EM APOIO, PASSANDO ENDEREÇOS, TELEFONES E E-MAIL’S DE SEUS PARENTES, AMIGOS E CONHECIDOS, POIS A FESTA É DE TODOS NÓS.
A IDÉIA ORIGINAL É ESTIMULAR UM ENCONTRO DE CADA UMA DAS 100 FAMÍLIAS PIONEIRAS E HOMENAGEAR POR DIA 100 PESSOAS QUE SE DESTACARAM EM CADA ÁREA: 100 PROFESSORES, 100 MÉDICOS, 100 POLÍTICOS, 100 ADVOGADOS, 100 MOÇAS BONITAS, 100 PRODUTORES RURAIS, 100 BANCÁRIOS, 100 PATROCINADORES, 100 GÊMEOS, 100 MAÇONS, 100 DESPORTISTAS, 100 MÚSICOS, 100 CAFEICULTORES, 100 “ISSO”, 100 “AQUILO”, 100 “AQUILO OUTRO” ...RSRSRS – SIM, TUDO EM NÚMERO DE 100, QUE É A GRANDE MARCA DESTE ACONTECIMENTO.
ALÉM DO PROJETO DA FESTA, COM ENCONTROS DE FAMÍLIAS, HOMENAGENS, DESFILES, GINCANAS E EXPOSIÇÃO DE VÁRIOS OBJETOS DE VALOR HISTÓRICO, UM GRANDE ACERVO DE HISTÓRIA E INFORMAÇÕES ESTÁ SENDO PREPARADO E SERÁ REPORTADO EM LIVROS, QUE SERÃO DISPONIBILIZADOS DURANTE AS FESTIVIDADES. ESTA LITERATURA, QUE NÃO PODERÁ FALTAR EM NENHUMA CASA, ESCOLA E ENTIDADE, VAI TRAZER AINDA DEZENAS E DEZENAS DE OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 100 CAUSOS, PIADAS E ACONTECIMENTOS INTERESSANTES, 100 PAISAGENS MUTUENSES, 100 ASSASSINATOS, 100 ÁRVORES DAS NOSSAS MATAS, 100 CANTIGAS DE RODA, 100 ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS, 100 POEMAS DE MUTUENSES, 100 APELIDOS, 100 COMIDAS E BEBIDAS DA CULINÁRIA MUTUENSE... E MUITAS OUTRAS COISAS, PARA QUE A VIDA MUTUENSE, NESSES 100 ANOS, FIQUE DE FATO REGISTRADA E MUTO BEM GUARDADA PARA A POSTERIDADE.
FALTA POUCO MAIS DE UM ANO E O TEMPO NÃO PÁRA. EIS QUE 2012 JÁ ESTÁ ÀS PORTAS E É PRECISO ARREGAÇAR AS MANGAS PORQUE A EMPREITADA É MUITO GRANDE. SE TODOS SE ENGAJAREM, CADA QUAL COM SEU PRESTÍGIO E INFLUÊNCIA, CADA UM NO SEU LUGAR DE ATUAÇÃO, COM CERTEZA A COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DE MUTUM SERÁ UM GRANDE SUCESSO.
POR: CLÁUDIO JOSÉ DE SOUZA
TWITTER - @100ANOSMUTUM
MSN – 100ANOSMUTUM@HOTMAIL.COM.BR (É COM “BR” NO FINAL)
ENDEREÇO: PRAÇA BENEDITO VALADARES, 178 - 2º ANDAR – CENTRO – 36955-000 – MUTUM/MG
TEL: (33) 3312-1736 – 9981-7892 (CLAUDIO JOSÉ)
Audioteca Sal e Luz
Marcadores:
Ação Social,
cidadania
2/08/2011
O choro por Teresópolis
Notícias do Haiti
1/31/2011
As sementes do crachá da CBB estão nascendo
Veja foto na página "Meio Ambiente".
1/28/2011
1/24/2011
Vida plena e meio ambiente- Assembleia da CBB (19 a 25 de janeiro na cidade de Niterói – RJ)
Os Batistas Brasileiros num esforço de contribuição na sensibilização para o cuidado e conservação do meio ambiente lança para o ano de 2011 a campanha: “Vida plena e meio ambiente”. Como ação educativa ofereceu aos convencionais da 91ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira bolsa e crachá ecológicos. A bolsa poderá e deverá ser usada, posteriormente ao seu uso com materiais do evento, para compras, reduzindo assim o uso de sacolas plásticas de supermercado. Quando a mesma não servir mais para esse fim poderá ser enterrada, tendo sua composição efetivada em dois meses. Já o crachá poderá ser plantado, pois em sua composição em papel reciclado contém sementes.
Experiência com o crachá semente:
24 de janeiro- plantio
Acompanharei o desenvolvimento dos exemplares da planta cujas sementes estão inseridas no papel reciclado em que foi confeccionado o crachá. Postarei as fotos para acompanhamento também dos seguidores.
Senhorinha
1/23/2011
Associação dos Educadores Cristãos Batistas do Brasil
Escrito por Redação
Qui, 20 de Janeiro de 2011 08:53
A professora Tânia Oliveira de Araújo foi eleita na última quarta para a Presidência da Associação dos Educadores Religiosos Batista do Brasil (AECBB), que realizou nos dias 18 e 19 o seu 25ª congresso.
A eleita é diretora do Departamento de Crescimento Cristão da Convenção Batista Mineira, além de estar muito envolvida com o Plano Diretor de Educação Religiosa Batista no Brasil (PDER).
O congresso, que aconteceu no templo da Igreja Batista em Icaraí, teve o tema “Educadores para um novo tempo”.
Nessa oportunidade, o pastor Ney Ladeia, da Igreja Batista Campunga (PE) trouxe uma reflexão baseada no trecho bíblico de Ester 4.14 sobre o conhecimento do Livro.
O pastor enfatizou a importância de se conhecer a palavra de Deus a fim de se ter um relacionamento profundo com o Senhor e outorgar forças para resistir ao pecado.
Ele também relatou a necessidade de muitas igrejas de terem líderes fortalecidos na Palavra para assim proclamarem a única verdade, que é Cristo.
Por fim, o preletor desejou coragem aos educadores. Ele afirmou que educar não é uma tarefa fácil, pois muitas pessoas desejam ouvir somente coisas agradáveis e convenientes para si e deixam de viver, verdadeiramente, os ensinamentos de Cristo.
Segundo o educador cristão Jorge Proença, da Primeira Igreja Batista em Alcântara, um evento como a assembleia é sempre um momento de reflexão, é um tempo para compartilhar as dificuldades do educador com o intuito de buscar novas estratégias de atuação que possibilitem um crescimento espiritual e uma integração maior do crente, tudo isso para o engrandecimento do Reino de Deus.
A ex-presidente da AECBB Suzana Elida do N. Farias declarou ter obtido avanços na associação, que aos poucos volta a se estruturar.
Suzana se despede da liderança da associação deixando um recado aos educadores: “Eu sugiro para todos os educadores do Brasil que se unam, conversem, se comuniquem para que possam fortalecer mutuamente. O tempo em que vivemos está relacionado à educação religiosa. É um novo tempo. E nós precisamos resgatar valores e trabalhar para que a Bíblia continue sendo o livro ensinado. E que continuemos a investir em educação”.
Fique ligado no Portal Batista para ficar bem informado sobre o que acontece na 91ª Assembleia da CBB.
Autorizamos a reprodução deste conteúdo única e exclusivamente se a fonte for citada como Convenção Batista Brasileira e com a inclusão do link para www.batistas.com (na internet).
1/14/2011
Primeiras mudanças de Dilma em seu gabinete presidencial
Leia no endereço abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/856996-biblia-e-crucifixo-sao-retirados-do-gabinete-de-dilma-no-planalto.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/poder/856996-biblia-e-crucifixo-sao-retirados-do-gabinete-de-dilma-no-planalto.shtml
João Victor Araripe disse...
Também tenho um blog de tênis => breakpointbrasil.blogspot.com/<= Se puder colaborar e retribuir o comentário agradeceria muito. Adorei seu blog então continuarei visitando diariamente. Também tenho twitter, se puder me seguir e me listar agradeceria muito.
Blog : breakpointbrasil.blogspot.com/ ( com quase 1000 seguidores )
Twitter : @breakpointbr ( com quase 2.500 seguidores )
Continue assim ! Abraço !
1/09/2011
Ele era o "bonequinho doce"
Ele foi meu sonho de infância. Na verdade meus dois sonhos primeiros foram escrever e desenhar. Coisas do tempo de criança quando a gente sem nenhuma preocupação viaja até o futuro e se vê nele como quem pode tudo. Isso aconteceu lá pelos idos, de talvez 69, não sei bem, porque naquela época não me interessava as datas, meu mundo era cercado da natureza, com animais grandes e pequenos, adultos e filhotes. Tempo em que não me faltava nada porque tinha todos os que eu amava por perto: pai, mãe e irmãos.... e animais... e plantas... e rio corrente.
Como chega para todos, me chegou também, lá na fazenda Beija-Flor, a literatura simbolizada pelo livro de Alaíde Lisboa “O bonequinho Doce”, a primeira história que vi na vida, escrita e ilustrada. Não tenho no meu mundo de lembranças infantis alguma que seja mais emocionante do que a de ter um livro nas mãos e poder decifrar os códigos da escrita e enxergar o colorido das imagens. E foi naquele momento que quis escrever histórias e ilustrá-las.
1/07/2011
Vida Plena e Meio Ambiente
Este é o tema anual dos Batistas brasileiros, cuja divisa encontra-se em Romanos 8.21-22 que aponta para a redenção cósmica futura. A escolha do tema nos coloca em sintonia com a urgente causa da preservação da natureza que deve ser responsabilidade de todos, especialmente dos cristãos.
A Bíblia diz que “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos” (Sal.19.1) e que “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam” (Sal. 24.1). Contudo, sabemos que a desobediência humana trouxe consequências, também, a toda criação (Gen. 3.17-18). Por outro lado, o mundo moderno, pelo desenvolvimento tecnológico, traz, em contrapartida, mudanças profundas na vida da sociedade e no sistema ecológico do planeta, aumentando ainda mais, a nossa responsabilidade no cuidado com a criação divina.
Podemos concluir, a partir dos versos citados, que Deus é Criador. A natureza é obra das Suas mãos (Gen.1.1) e que, nas escrituras há uma preocupação divina com a natureza, instituindo o ano sabático (Ex.23.10), quando a terra teria seu período de descanso. Aprendemos também que o homem foi colocado como mordomo das coisas criadas. No Éden, o homem recebeu a responsabilidade de cuidar da natureza (Mordomia da Natureza). Neste aspecto, o homem não tem sido um bom mordomo, pois está no centro de toda essa devastação. Félix Guattari, criador da Análise Institucional e da Esquizoanálise, em seu livro: As Três Ecologias (Papirus) fala que precisamos nos voltar para a defesa de Três Ecologias:
Ecologia Ambiental – Que diz respeito ao cuidado que precisamos ter com o meio ambiente. Neste sentido, é urgente a conservação e o desenvolvimento sustentável de modo a conciliar progresso e respeito.
Ecologia Social – A ecologia das relações humanas. Precisamos resgatar o humano em nossas relações e assim diminuir, substancialmente a violência. O ser humano desenvolveu um tipo de sociedade antropocêntrica onde se autocoroou o "rei do universo". Age como se tudo o mais, em a natureza, girasse em torno de suas próprias necessidades e desejos. Vive em sociedade, mas comporta-se como único. A Ecologia Social trabalha na reconstrução das relações humanas em todos os níveis, esta só será possível quando a mente dos seres humanos estiver canalizada na busca de objetivos mais elevados. Valores estes que encontramos revelados na Palavra de Deus.
Ecologia Mental – A ecologia da subjetividade humana. Guattari destaca o quando o homem de hoje anda perdido na busca dos valores reais. Por este motivo, é levado pela uniformização da mídia, num processo de despersonalização, onde tudo se parece. O que ocorre aqui no Brasil acontece em todos os lugares num processo de massificação com a perda da subjetividade e a ditadura da padronização.
Como servos do Senhor Jesus e que dEle recebemos a Vida Plena, não podemos deixar de nos envolver nessa causa e buscar contribuir nos três níveis acima apresentados, sempre na dependência daquele que é criador de todas as coisas.
Pr. Wagno Alves Bragança
12/26/2010
curriculo jovens e adultos- JUERP 2011 A 2018
Tema dos estudos da Escola Bíblica Dominical para o ano de 2011:
Jovens e Adultos
Primeiro Trimestre-janeiro - março: Os livros poéticos (Salmos)
Segundo Trimestre-abril - junho: As Cartas de Paulo II (Aos Coríntios)
Terceiro Trimestre-julho - setembro: O Ministério Cristão
Quarto Trimestre-outubro - dezembro: Profetas Menores II (Miquéias, Naum, Sofonias, Zacarias e Malaquias).
Desejando ver os temas dos estudos para os outros anos, dê um clique duplo na imagem abaixo.
Obs. Apartir de 2013 os temas podem sofrer alterações devido à implantação do Novo Plano Diretor para a Educação Religiosa Batista Brasileira em estudo pelo Departamento de Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira.
Jovens e Adultos
Jovens e Adultos
para ampliar dê duplo cique sobre a imagem
Adoslescentes
Primeiro Trimestre-janeiro - março: Doutrinas Bíblicas
Segundo Trimestre-abril - junho: Atualidades dos Profetas Menores
Terceiro Trimestre-julho - setembro: A história da salvação (Mateus a Apocalipse)
Quarto Trimestre-outubro - dezembro: Fé e comportamento ( A Epístola de Tiago)
Crianças e Juniores
cordel de natal
Fonte: Youtube
12/25/2010
Feliz natal
Às vezes somos privilegiados com momentos de rara beleza.
12/23/2010
12/20/2010
Tributo ao professor Kassio Vinícius Castro Gomes
« Mon devoir est de parler,
je ne veux pas être complice.
(Émile Zola)
je ne veux pas être complice.
(Émile Zola)
Foi uma tragédia fartamente anunciada. Em milhares de casos, desrespeito. Em outros tantos, escárnio. Em Belo Horizonte, um estudante processa a escola e o professor que lhe deu notas baixas, alegando que teve danos morais ao ter que virar noites estudando para a prova subsequente. (Notem bem: o alegado “dano moral” do estudante foi ter que... estudar!).
A coisa não fica apenas por aí. Pelo Brasil afora, ameaças constantes. Ainda neste ano, uma professora brutalmente espancada por um aluno. O ápice desta escalada macabra não poderia ser outro.
O professor Kássio Vinícius Castro Gomes pagou com sua vida, com seu futuro, com o futuro de sua esposa e filhas, com as lágrimas eternas de sua mãe, pela irresponsabilidade que há muito vem tomando conta dos ambientes escolares.
Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática.
No início, foi o maio de 68, em Paris: gritava-se nas ruas que “era proibido proibir”. Depois, a geração do “não bate, que traumatiza”. A coisa continuou: “Não reprove, que atrapalha”. Não dê provas difíceis, pois “temos que respeitar o perfil dos nossos alunos”. Aliás, “prova não prova nada”. Deixe o aluno “construir seu conhecimento.” Não vamos avaliar o aluno. Pensando bem, “é o aluno que vai avaliar o professor”. Afinal de contas, ele está pagando...
E como a estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de “novo paradigma” (Irc!), prosseguiu a todo vapor, em vários setores: “o bandido é vítima da sociedade”, “temos que mudar ‘tudo isso que está aí’; “mais importante que ter conhecimento é ser ‘crítico’.”
Claro que a intelectualidade rasa de pedagogos de panfleto e burocratas carreiristas ganhou um imenso impulso com a mercantilização desabrida do ensino: agora, o discurso anti-disciplina é anabolizado pela lógica doentia e desonesta da paparicação ao aluno – cliente...
Estamos criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante certeza de que “o mundo lhes deve algo”.
Um desses jovens, revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar.
Ao assassino, corretamente , deverão ser concedidos todos os direitos que a lei prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a ser apresentada pelo Ministério Público. A acusação penal ao autor do homicídio covarde virá do promotor de justiça. Mas, com a licença devida ao célebre texto de Emile Zola, EU ACUSO tantos outros que estão por trás do cabo da faca:
EU ACUSO a pedagogia ideologizada, que pretende relativizar tudo e todos, equiparando certo ao errado e vice-versa;
EU ACUSO os pseudo-intelectuais de panfleto, que romantizam a “revolta dos oprimidos”e justificam a violência por parte daqueles que se sentem vítimas;
EU ACUSO os burocratas da educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos, deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas;
EU ACUSO a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado, muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranqüilas, provas de mentirinha, para “adequar a avaliação ao perfil dos alunos”;
EU ACUSO os últimos tantos Ministros da Educação, que em nome de estatísticas hipócritas e interesses privados, permitiram a proliferação de cursos superiores completamente sem condições, freqüentados por alunos igualmente sem condições de ali estar;
EU ACUSO a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade;
EU ACUSO a lógica doentia e hipócrita do aluno-cliente, cada vez menos exigido e cada vez mais paparicado e enganado, o qual, finge que não sabe que, para a escola que lhe paparica, seu boleto hoje vale muito mais do que seu sucesso e sua felicidade amanhã;
EU ACUSO a hipocrisia das escolas que jamais reprovam seus alunos, as quais formam analfabetos funcionais só para maquiar estatísticas do IDH e dizer ao mundo que o número de alunos com segundo grau completo cresceu “tantos por cento”;
EU ACUSO os que aplaudem tais escolas e ainda trabalham pela massificação do ensino superior, sem entender que o aluno que ali chega deve ter o mínimo de preparo civilizacional, intelectual e moral, pois estamos chegando ao tempo no qual o aluno “terá direito” de se tornar médico ou advogado sem sequer saber escrever, tudo para o desespero de seus futuros clientes-cobaia;
EU ACUSO os que agora falam em promover um “novo paradigma”, uma “ nova cultura de paz”, pois o que se deve promover é a boa e VELHA cultura da “vergonha na cara”, do respeito às normas, à autoridade e do respeito ao ambiente universitário como um ambiente de busca do conhecimento;
EU ACUSO os “cabeça – boa” que acham e ensinam que disciplina é “careta”, que respeito às normas é coisa de velho decrépito,
EU ACUSO os métodos de avaliação de professores, que se tornaram templos de vendilhões, nos quais votos são comprados e vendidos em troca de piadinhas, sorrisos e notas fáceis;
EU ACUSO os alunos que protestam contra a impunidade dos políticos, mas gabam-se de colar nas provas, assim como ACUSO os professores que, vendo tais alunos colarem, não têm coragem de aplicar a devida punição.
EU VEEMENTEMENTE ACUSO os diretores e coordenadores que impedem os professores de punir os alunos que colam, ou pretendem que os professores sejam “promoters” de seus cursos;
EU ACUSO os diretores e coordenadores que toleram condutas desrespeitosas de alunos contra professores e funcionários, pois sua omissão quanto aos pequenos incidentes é diretamente responsável pela ocorrência dos incidentes maiores;
Uma multidão de filhos tiranos que se tornam alunos -clientes, serão despejados na vida como adultos eternamente infantilizados e totalmente despreparados, tanto tecnicamente para o exercício da profissão, quanto pessoalmente para os conflitos, desafios e decepções do dia a dia.
Ensimesmados em seus delírios de perseguição ou de grandeza, estes jovens mostram cada vez menos preparo na delicada e essencial arte que é lidar com aquele ser complexo e imprevisível que podemos chamar de “o outro”.
A infantilização eterna cria a seguinte e horrenda lógica, hoje na cabeça de muitas crianças em corpo de adulto: “Se eu tiro nota baixa, a culpa é do professor. Se não tenho dinheiro, a culpa é do patrão. Se me drogo, a culpa é dos meus pais. Se furto, roubo, mato, a culpa é do sistema. Eu, sou apenas uma vítima. Uma eterna vítima. O opressor é você, que trabalha, paga suas contas em dia e vive sua vida. Minhas coisas não saíram como eu queria. Estou com muita raiva. Quando eu era criança, eu batia os pés no chão. Mas agora, fisicamente, eu cresci. Portanto, você pode ser o próximo.”
Fonte: Didakeh
Qualquer um de nós pode ser o próximo, por qualquer motivo. Em qualquer lugar, dentro ou fora das escolas. A facada ignóbil no professor Kássio dói no peito de todos nós. Que a sua morte não seja em vão. É hora de repensarmos a educação brasileira e abrirmos mão dos modismos e invencionices. A melhor “nova cultura de paz” que podemos adotar nas escolas e universidades é fazermos as pazes com os bons e velhos conceitos de seriedade, responsabilidade, disciplina e estudo de verdade.
Igor Pantuzza Wildmann
Advogado – Doutor em Direito. Professor universitário.
Fonte: Didakeh
12/08/2010
Motivos pelos quais as mulheres são alvos fáceis para atos de violência fora de casa.
a. Falta de atenção – Por isso tenha consciência de onde você está e do que está acontecendo em sua volta.
b. Linguagem do corpo - Mantenha sua cabeça erguida, e permaneça em posição ereta, jamais tenha uma postura "frágil".
c. Lugar errado, hora errada - NÃO ande sozinha em ruas estreitas, nem dirija em bairros mal-afamados à noite.
d. Hábito de ser prestativas - As mulheres, estão sempre procurando ser prestativas. Essa característica é perigosa. Um assassino seqüencial, homem de boa aparência, com boa formação acadêmica, declarou em seu depoimento que SEMPRE explorava a simpatia e o espírito condescendente das mulheres. Ele andava com uma bengala ou mancava, e conseqüentemente pedia ajuda para entrar ou sair de seu carro, e era nesse momento que ele raptava suas vítimas.
Dicas importantes
1. NUNCA deixe para procurar as chaves do seu carro, quando estiver parada em frente a porta dele. Dirija-se ao veículo com a chave em punho, pronta para abrir a porta e dar a partida. Observe os carros ao lado do seu. (Isso vale para a chave de sua casa também).
2. Se ao lado da porta do motorista do seu carro, estiver estacionada uma Van Grande, entre em seu carro pela porta do passageiro. A maioria dos assassinos que matam em seqüência atacam suas vítimas empurrando-as ou puxando-as para dentro de suas Vans na hora em que as mulheres estão tentando entrar em seus carros.
3. Se uma pessoa do sexo masculino estiver sentada sozinha no assento do carona do carro dela que FICA mais próximo do seu carro, você fará bem voltar para o shopping, ou para o local de trabalho, e pedir a um segurança ou policial para acompanhá-la você até seu carro.
4. No momento em que você entrar em seu carro, trave as portas e vá embora, não fique ajeitando o cabelo, ou passando batom, fazendo anotações etc. Pode acontecer do bandido estar observando, entrar pelo lado do passageiro, colocar uma arma na sua cabeça, e dizer a você onde ir.
5. Se um dia você for jogada dentro do porta-malas de um carro, chute os faróis traseiros até que eles saiam para fora, estique seu braço pelos buracos e comece a gesticular feito doida. O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas.
6. Use SEMPRE o elevador ao invés das escadas. (Escadarias são lugares horríveis para se estar só, são lugares perfeitos para um crime)
7. Durante o dia, ande de óculos escuros. O agressor nunca saberá para onde você esta olhando.
8. Celular: só em lugar seguro.
Fonte: autor desconhecido. Adpatação Senhorinha Gervásio
Direciono os leitores ao blog:
Senhorinha
11/24/2010
Igrejas viram cafés, livrarias pistas de dança e casa shows na Holanda
02 de novembro de 2010
Tida por especialistas em História do cristianismo como o “berço dos batistas”, a Holanda está seguindo uma tendência na Europa “pós-cristã”: transformar templos de igrejas, tanto Reformadas quanto Católicas, em cafés, livrarias, pistas de dança e casa de shows. Tamanha transformação é fruto de uma outra constatação: de acordo com pesquisa recente realizada naquele país, 44% da população se declararam ateus, 28% católicos, 19% protestantes, 5% muçulmanos e os outros 4% de outras religiões.
Mesmo com a maior parte da população ainda se declarando religiosa, o fato é que as igrejas do país estão cada vez mais vazias, fruto do esfriamento da fé e das relações com Deus que invade a Europa. Com o esvaziamento, não raro os imponentes templos, outrora cheios e com pregações pujantes, acabarem ganhando outro fim: viram café, livraria, salão de cabeleireiro, pista de dança, restaurante, casa de shows...
De acordo com o jornal The Guardian, da Inglaterra, alguns exemplos dessa mutação são o Café Olivier, em Utrecht, a livraria Selexyz, em Maastricht (apontada pelo mesmo jornal como a livraria mais bonita do mundo), a pista de dança do Hotel Arena, em Amsterdã, e a mais famosa casa de shows da capital holandesa, o Paradiso, uma igreja do século 19, próxima à Leidseplein, no coração da capital do país.
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10/27/2010
10/20/2010
Necessidade de Voluntários
A Biblioteca Pública de Belo Horizonte - Praça de Liberdade, nº. 21, Setor de Braille está necessitando de voluntários que possam fazer leitura de livros para pessoas portadoras de deficiência visual.
Os horários, logicamente, são escolhidos pelos voluntários.
Os telefones de contato são: 3269 1218 e 3269 1221, pedir para transferir para o Setor de Braille.
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10/19/2010
2º FORUM DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
No sábado dia 23 de outubro acontecerá em BH o 2º Forum de Educação Religiosa Batista, com a presença do professor Lourenço Stélio Rega relator da Comissão que elaborou o Plano Diretor da Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira( PDER-CBB)
Esse plano visa solucionar a demanda das igrejas batistas em conservar sua identidade doutrinária e abrangerá toda a dinâmica da igreja, contemplando desde a parte administrativa até a educacional.
Essa é uma oportunidade que os batistas mineiros e belorizontinos não devem perder. Minas Gerais será um dos pólos estratégicos para divulgação e implantação do PDER e a Convenção Batista Mineira responsável em ajudar as igrejas do Estado nessa missão.
Quem desejar ler o documento do PDER ele está em pdf no site da Convenção Batista Mineira no endereço abaixo.
10/18/2010
Os quatro pilares da educação
A comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, apresentou um Relatório para a UNESCO: Os quatro pilares da educação. O Relatório está publicado em forma de livro no Brasil, com o título Educação: Um tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999). Marcos Tuler (Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã. Rio de Janeiro. E Ed. CPAD, 2006) faz uma síntese do argumento: “...aqueles especialistas concluíram que, para agir eficazmente, o aluno do nosso tempo deve exibir certas competências imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”.
Na Escola Bíblica Dominical, com certeza, esses princípios são sumariamente obedecidos pelos professores que ensinam a Palavra de Deus:
Aprendendo a conhecer na EBD – Para tal, o professor deve combinar sua cultura geral para trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias, ou seja, aprender a aprender para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida. Deve o professor fazer uso das competências individuais de cada aluno da EBD para que eles se sintam participantes do processo de ensino-aprendizagem.
Aprendendo a fazer na EBD Para tal, o professor deve ajudar seus alunos a trabalhar em equipe e envolvê-los em atividades práticas, em experiências sociais ou de trabalho voluntário. Na igreja, principalmente, nos ministérios de cunho social (trabalhos comunitários etc.), há plena possibilidade de relacionar teoria e prática.
Aprendendo a conviver na EBD- O ensino na Escola Bíblica deve priorizar a comunhão, o respeito, a igualdade de direitos e deveres, criando um ambiente de interdependência. Cada aluno, que faz parte do corpo (no caso, a classe), deve estar envolvido e ser participativo. Hoje, cada vez mais, precisaremos aprender a gerir os conflitos provocados pelos valores pluralistas e pelo desejo de expressão individual de cada um.
Aprendendo a ser na EBD- Um olhar para os conteúdos bíblicos que estudamos vai dar conta dessa construção do ser à luz da imagem de Deus em Cristo, nosso exemplo maior. É evidente que as palavras-chave aqui são autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Mas, em nosso caso específico, como discípulos de Jesus, nossa personalidade é resultante, também, do esforço do Espírito em nos santificar e edificar para a glória de Deus.
Conhecer – Fazer – Conviver – Ser são, à luz da Bíblia, diretrizes para a educação cristã no século 21. Você está pronto para fazer a sua parte como facilitador da aprendizagem e, também, parte integrante dela? Que Deus o abençoe nesta importante tarefa.
A Deus toda a glória!
Extraído do jornal EBD outubro 2010 ano XXXII, nº 131, pág. 2
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