Os evangélicos ganharam maior repre¬sentatividade na população brasileira, conforme comprovam os estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), uma vez que tem crescido o número de membros nas igrejas.
Por.conta desse crescimento faz-se ne¬cessário investir na educação dos novos crentes através da Educação Religiosa Bíblica para que possam viver com pa¬râmetros cristãos de conduta. Vejamos uma definição de Educação Religiosa:
A Educação Religiosa é o ministério docente da igreja, sob a égide do Espí-rito Santo, compreendendo o relaciona¬mento de Mestre e discípulo, entre Jesus Cristo e o crente. A palavra de Deus é o conteúdo essencial e fundamental nesse processo e no programa de aprendiza¬gem cristã. (DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA)
O crescimento dos evangélicos brasileiros
O segmento evangélico subiu sua in¬fluência de 2,6%, no Censo Demográfico de 1940, para 15,4%, no ano de 2000. O Rio de Janeiro e Rondônia tornaram-se os estados menos católicos do Brasil.
O aumento dos evangélicos ocorreu em todas as regiões do país no período, com destaque para as regiões Centro- Oeste, Norte e Sudeste. As regiões Sul e Nordeste apresentaram menor cres¬cimento. Entretanto, os procedimentos éticos e morais dos que se dizem evan¬gélicos no Brasil, muitas vezes, estão maculados, conforme constantemente divulgam os meios de comunicação es¬critos e televisivos. Existem evangélicos que dão péssimos testemunhos.
Em diversas partes do Brasil, por mais de três décadas como Oficial do Exército Brasileiro percebi que falta conteúdo bí¬blico nos recrutas evangélicos em Serviço Militar. À semelhança do tempo do profeta Isaías, "mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" (Is 1. 3).
A necessidade da Educação Religiosa na igreja
A Igreja possui a missão principal de ir, fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Fi¬lho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que Jesus mandou (Mt 28.19,20).
Em muitos casos as pessoas passam a freqüentar as igrejas, mas não rece-bem um ensino adequado da Palavra de Deus. Falta, portanto, a Educação Religiosa nessas comunidades cristãs.
O estudo das tendências atuais do pen¬samento educacional é importante para a melhoria da Educação Religiosa. A Palavra de Deus, no entanto, deve ser o conteúdo essencial e fundamental nesse processo e no programa de aprendizagem cristã.
Algumas novas metodologias para o crescimento da igreja estão ensinando que se deve acabar, por exemplo, com a Escola Bíblica Dominical (EBD), que tem sido substituída por cursos de discipula¬dos e Escola Bíblica Avançada - voltada para conhecimentos históricos, culturais, políticos e outros. Ou seja, a EBD seria apenas um "canal de discipulado".
Entendo que esses assuntos de discipu¬lado e diversos poderiam ser ensinados em classes alternativas e temporárias da EBD para os que participam dela. Mas nunca em substituição ao ensino da Bí¬blia na Escola.
A EBD funciona normalmente pela ma¬nhã, com o estudo da Bíblia de forma contínua, num currículo que analisa toda a Palavra de Deus, normalmente, em sete anos. Isso recorda a Bíblia quando ensina que: "Também Moisés lhes deu or¬dem, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante ao Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lereis esta lei diante de todo o Israel, para todos ouvirem" (Dt 31. 10,11).
As sociedades missionárias e as uni¬ões de treinamento também são impor-tantes para a Educação Religiosa nas igrejas. Isso ocorre porque o trabalho em grupo é uma importante técnica de ensino. Essas uniões possibilitam o emprego desse processo de ensino¬aprendizagem na Educação Cristã, pois dividem a igreja local por faixa etária (crianças, juniores, adolescentes, jovens e adultos). Funcionam geralmente antes do culto da noite, e realizam-se estudos temáticos para o crescimento cristão no evangelismo, no louvor e em outras áreas.
A comunhão entre os irmãos é outra relevante contribuição prestada pelas sociedades missionárias e pelas uniões. Como todo ser humano é um ser social, a nossa alma é alimentada pela saudável convivência cristã. Isso incentiva a fé em Deus (SI 133 e Ef 4.1-16).
As principais doutrinas bíblicas são estudadas e praticadas de forma temáti-ca nesse modelo de Educação Religiosa. Isso ocorre com ensinamentos importan¬tes do Novo Testamento para à igreja, a saber: "a autonomia da igreja local", "o governo congregacional" e "o sacerdócio universal dos crentes".
A Educação Religiosa também possibi¬lita o treinamento de novos líderes para a obra de Deus. Muitos dos pregadores e palestrantes de renome do meio evangé¬lico brasileiro iniciaram e foram treina¬dos nesse modelo educacional cristão. Assim, a Educação Religiosa é a que ocor¬re no processo de ensino-aprendizagem das próprias igrejas, com o emprego dos seus templos para a educação das comu¬nidades locais (REGA, 2004).
A necessidade da Educação Religiosa na família
A sociedade brasileira possui alguns novos modelos de organização familiar que não favorecem a transmissão dos ensinamentos éticos e morais para a for¬mação dos filhos. Isso exige uma nova forma de relacionamento da igreja com a comunidade.
Novas demandas, exigências e contradi¬ções entre valores foram se impondo para a Educação Religiosa nos últimos anos. Por isso a família possui uma grande res¬ponsabilidade no ensino da Bíblia.
O preceito divino afirma: "E estas pa¬lavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar¬-te" (Dt 6. 6,7).
As famílias evangélicas devem ser incen¬tivadas para a realização dos cultos domés¬ticos. Os pais devem colocar à disposição dos seus filhos revistas, Cds, DVDs e vídeos bíblicos. Existe um farto material escrito e musical para os evangélicos do Brasil.
Todas as oportunidades devem ser aproveitadas para o aprendizado dos ensinos bíblicos. O livro de Salmos ensi¬na que o servo de Deus bem-aventurado "antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite" (Sll 1,2).
Considerações Finais
Um dos objetivos da igreja e da fa¬mília deve ser a construção de uma Educação Religiosa que expresse uma forma teórica ampla, a fim de reunir as várias tendências atuais do pensamen¬to educacional, dentro de um conteúdo com fundamento no processo ensino¬aprendizagem da Bíblia.
Os mestres e pais evangélicos precisam complementar o sistema educacional eclesiástico que ainda emprega métodos particulares de transmissão, baseados em fazer, repetir, recitar, aprender e ensinar o que já está pronto. Além disso, devem acrescentar o vivenciar da Palavra de Deus, por intermédio do fazer, agir, ope¬rar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos, professores, família e igreja no cotidiano da comunidade.
O Novo Testamento indica que a Bíblia deve ser ensinada e segundo orientação do apóstolo Paulo: "De¬pois que for /ida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também" (CI 4.16).
A Primeira Igreja Batista do Rio de janeiro (PIBRj) possui um estruturado Ministério de Educação Cristã (MEC). Nos seus cento e vinte e quatro anos de exis¬tência é uma Educação Religiosa que ser¬ve de referência para os evangélicos.
Referências bibliográficas CONVENÇÃO BATISTA BRASilEIRA. Decla¬ração doutrinária. Disponível em < ht¬tp://www.batistas.org.br/> ACesso em: 22/02/2008.
MORIN, Edgard. Os sete saberes necessá¬rios à educação do futuro. São Paulo: Edi¬tora Cortez, 2006.
MOlOCHENCO, Madalena de Oliveira. Cur¬so vida nova de teologia básica: Educação Cristã. Vol. 8. São Paulo: Vida Nova, 2007. NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANElLl, GE¬RALDO; ZAGO, Nadir (Orgs.). Família e escola: trajetórias de escolarização em ca¬madas médias e populares. Petrópolis: Vo¬zes, 2000.
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JA¬N EI RO (PI BRj). Atividades. Ministério de Educação Cristã (MEC). Disponível em Acesso em: 21/02/2008.
REGA, Lourenço Stelio. Educação Religio¬sa: uma reflexão para os dias atuais. Pa¬lestra realizada no 1" Conferência sobre Educação Cristã da Convenção Batista Mi¬neira (2 e 3 de abril de 2004).
SPITZ, C1arice. Católicos perdem espaço e evangélicos crescem entre 1940 e 2000, diz IBGE. Artigo Publicado na Folha de São Paulo On line, em 25/05/2007. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/fo-Iha/cotidiano/ult95u135789.shtml > Aces¬so em: 21/02/2008.
*Coronel do Exército,
Graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN),
Especialista em Educação (UFR}), Mestran¬do em Ministérios (S. T Betel-R})
e Doutor em Ciências Militares (ECEME). Membro da PIBRj. logcabral@hotmail.com
Texto extraido da revista Visão Missionária 1º trimestre 2009 p. 30-31
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